Tradutor / Translator / Traductor / Übersetzer / Traduttore / Traducteur / 翻訳者 / переводчик

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

O que será de Euclides em 2009?

Não se assustem com esse título enigmático. O Euclides em questão é o escritor Euclides da Cunha, autor do ótimo livro “Os Sertões” (sim, eu já li esse livro quando tinha 13 anos), que foi morto em 15/08/1909. Logo, 2009 é centenário de morte dele, assim como 2008 foi centenário de nascimento de Guimarães Rosa e de morte de Machado de Assis. Achei incrível que tenha sido dado tão pouco destaque a esses “acontecimentos”: os 200 anos da chegada da família real no Brasil (agora quem sabe dizer, sem estudar nada, por que D. João & Cia. Vieram para cá?) e o centenário da imigração japonesa pareciam ser bem mais importantes. Só no final do ano algumas emissoras decidiram prestar suas homenagens.


Eu, particularmente, gostei de “Capitu”, da Globo, e também do Escobar, em especial.Muito fiel à obra original (que eu li, por coincidência, também aos 13 anos), e com elementos teatrais, que podem ter desagradado quem acostumou-se com os visuais de novela.Conheço gente que não gostou também por causa do “comportamento estranho” do Bentinho enquanto narrador.
Ontem, assisti ao especial “Os óculos de Pedro Antão”, na Record. Confesso que nunca tinha ouvido falar da obra, mas gostei do resultado, com um personagem de imaginação pra lá de fértil e um final surpreendente.Lembro-me do conto “O Alienista” (Meu Deus! Também li esse aos 13 anos!), uma verdadeira obra-prima. Mas não aguentei “Grande Sertão Veredas”, porque já era meia-noite e meia e eu estava morrendo de sono.




Agora, falemos do que está por vir: Euclides da Cunha nasceu no Rio de Janeiro em 1866 e morreu assassinado pelo amante de sua esposa em 1909. Era engenheiro e foi expulso do exército, mas são surpreendentes suas noções de antropologia e História, mostradas em “Os Sertões”, em que ele não apenas descreve a Guerra de Canudos (ele estava lá, cobrindo para “O Estado de São Paulo”), mas analisa a paisagem e o sertanejo, buscando motivos para a o conflito. Teria uma carreira brilhante se não morresse tão jovem.
P.S.: Achei 100 curiosidades sobre o Machado no site: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u449921.shtml Infelizmente, não dá para copiar todas, então estou digitando-as aos poucos.
Isso foi tudo. Achei legal começar e terminar o ano no blog com posts sobre literatura. Feliz e culto 2009 para todos nós!! (Falando nisso, vcs conhecem a “Receita de Ano Novo” de Carlos Drummond de Andrade?)
VICKYS.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...